Sociedade Filarmónica Lacobrigense 1.º de Maio

A Sociedade Filarmónica Lacobrigense foi fundada em 1 de Maio de 1931 por um pequeno grupo de entusiastas da música. Atualmente a banda é composta por 40 músicos com idades compreendidas entre os 8 e os 65 anos, 80% dos quais são jovens. A Sociedade Filarmónica Lacobrigense 1.º de Maio foi reconhecida pelo Governo como Coletividade de Utilidade Pública em 17 de Setembro de 1988, agraciada com a Medalha de Mérito Municipal “Grau Prata”em 1991, pela Câmara Municipal de Lagos e com a medalha de Mérito Associativo em Maio de 2006 pela Confederação das Colectividades de Cultura Recreio e Desporto, da qual é associada, como reconhecimento pelo seu interesse sociocultural além de ser associada da Fundação INATEL – CCD N.º 4921.

O Diretor Artístico, desde 2006, Edgar da Conceição Santos, implementou um método de ensino diferente o qual levou à criação de um “Grupo de Percussão” que fez a sua apresentação pública no dia 4 de Outubro de 2007 no decorrer do um espetáculo integrado nas comemorações do Dia Mundial da Música. O mesmo Grupo atuou, em 2008, na Ovibeja e, em parceria com o TEL, Teatro Experimental de Lagos, em vários eventos dos quais destacamos, Feira Quinhentista em Lagos, Festival de Teatro de Rua de Esmoriz, IP J de Faro e Centro de Férias do INATEL de Albufeira integrado na atividade “Sul em Movimento”.

.

Quarteto de Clarinetes

O Quarteto de Clarinetes da Sociedade Filarmónica Lacobrigense 1º de Maio nasce de uma necessidade e vontade do professor de clarinete Tiago Santos em criar um grupo coeso e aumentar o nível e quantidade de alunos pertencentes a este instrumento. A sua primeira apresentação ainda em fase embrionária ocorreu na Audição de Natal da Sociedade Filarmónica Lacobrigense 1º de Maio em 2013 e contou com todos os alunos disponíveis na classe.
De destacar audições e concertos como o Pátio ao Luar – C.C.L, Noite Branca – Aljezur, Festival InLagos e Dia Mundial da Música em que estreou a obra 4´33” de John Cage em Lagos e neste tipo de formação algo que foi inédito a nível Nacional. Neste momento a classe de clarinetes conta com o Quarteto de Clarinetes, Quarteto Juvenil e Orquestra de Clarinetes que engloba os dois grupos e que conta com a participação regular de instrumentos de Percussão como o Pau de chuva ou Vibrafone. O repertório engloba desde música barroca a música do séc. XX tentando criar uma experiência envolvente para os executantes e público. Os Grupos são dirigidos por Tiago Santos, professor e mentor.

.

Contactos:
Praça d’ Armas – Apartado 142
8601-902 LAGOS
T. 282 083 318
filarmonicalagos@gmail.com
https://pt-pt.facebook.com/filarmonicalagos

.

Anúncios
%d bloggers like this: